quarta-feira, 8 de abril de 2009

O princípio da cooperação e a preservação das faces

Na teoria o princípio da cooperação, proposta em 1.960 pelo filósofo Paul Grice, explica que para haver uma comunicação eficaz é preciso ter uma colaboração de ambas as partes, havendo um entendimento entre o transmissor e receptor.
O modelo Griceniano é composto de quatro orientações, que indicam como fazer uma comunicação objetiva, 1ª - máxima de quantidade entende que a mensagem/enunciado deve contribuir apenas com o necessário, temos como exemplo o slogan “BRADESCOMPLETO” que é simples e objetivo, para atingir o cliente. 2ª - máxima da qualidade deve se contribuir apenas com a verdade, deixando de falar qualquer coisa a qual duvide da veracidade, o Banco Itaú representa esta orientação com o slogan “CUSTO, BENEFÍCIO”, explicando para o cliente que há taxas, porém não são as mais altas do mercado. 3ª - máxima da relação/relevância contribui com uma informação importante, ela é exposta no slogan “SEMPRE COCA COLA”, ele explica o necessário, sendo relevante. Por fim a 4ª - máxima de modo deve se contribuir com uma informação clara para ter fácil compreensão do receptor, temos como exemplo a propaganda da “EMBRATEL”, que não vem com letras minúsculas no rodapé, sendo ressaltado na própria propaganda.
A teoria do Brown e Levinson possue duas faces, a primeira expõe negatividade que é o espaço de intimidade que o ser humano necessita, e a positiva é a imagem que você deseja transmitir para sociedade.
Ligando estas teorias à propaganda, pode haver a ameaça para as duas faces, locutor/ interlocutor, sendo um exemplo a propaganda da “TESOURA DO MICKEY”, que passa em uma sala de aula onde uma criança tem a tesoura e diz a seguinte frase mostrando – a para os outros alunos “Eu tenho você não tem”, a propaganda monstrou a incompetência do interlocutor devido ao fato da mesma ter saído do ar por ser preconceituosa, ameaçando assim o receptor.
Por fim as estratégias de polidez servem para alcançar objetivos específicos, que ajudam a eficácia da comunicação, preocupando – se assim com o feedback do receptor.

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